sábado, 7 de novembro de 2009

Um exemplo de pai

http://www.youtube.com/watch?v=DKOgxNQDLCk

Mudando de nível na liderança

Como passar para o próximo nível de sua liderança

Texto base: Ex 17.1-16

Moisés (salvo das águas). Foi o grande legislador dos hebreus, filho de Anrão e Joquebede, da Tribo de Leví. Ele nasceu precisamente no tempo em que o Faraó do Egito tinha resolvido mandar matar todas as crianças recém-nascidas do sexo masculino, pertencentes às famílias israelitas (Ex 2.1 a 4; 6.20; At 7.20; Hb 11.23). A sua mãe colocou-o em um “cesto de junco”, à borda do Nilo. A filha de Faraó, que o salvou, deu-lhe o nome de Moisés, e educou-o como seu filho adotivo, de maneira que pôde ele ser instruído em toda a ciência dos egípcios.

Moisés foi um exemplo de um líder que soube passar pelos estágios da liderança; sem deixar de lado seu chamado e sem perder o foco daquilo que Deus tinha para sua vida.

Moisés é conhecido como o libertador do povo, aquele que conduziu pelo deserto o povo sob a direção de Deus.

Passou por momentos difíceis. Momentos que teve o seu estilo de liderar questionado pelo povo, mas mesmo assim permaneceu firme até o propósito de Deus se cumprir em sua vida.

Moisés chegou a um nível de intimidade com o Senhor a tal ponto de ser conhecido como o homem que viu a Deus face a face. Moisés verdadeiramente teve um encontro com Deus. Todo líder deve ter um encontro pessoal com o Senhor.

Moisés aprendeu que um líder não resmunga, não murmura. Descobriu que líder faz a diferença.

Vamos então ver os três estágios da liderança de Moisés:

1. Moisés começa com as pessoas.
É importante começar com as pessoas, conhecer essas pessoas, saber das suas dificuldades, ouvir essas pessoas. Moisés sabia que dentre essas pessoas estavam aqueles que iriam dar continuidade à sua liderança.
Esse é o momento da liderança que o líder se envolve com o povo e procura conhecer todos os problemas que existem no meio do povo.

2. É preciso caminhar a frente do povo.
O segundo estágio na liderança de um líder é quando ele vai a frente de seu povo. Ou seja, não mais está entre o povo ouvindo suas reclamações, suas murmurações. É o momento do líder ensinar o povo a depender totalmente de Deus.

3. Vá acima do povo.
Nesse estágio Moisés obtém novas armas espirituais para lutar contra um inimigo novo, os Amalequitas. Moisés recebe novas direções para conduzir o povo.
Nesse estágio os líderes em potencial já são identificados para fazer aquilo que você fazia.
Nesse estágio Moisés sabia que teria pessoas com quem poderia contar. Podemos destacar Josué, Calebe, Arão e Hur.

Um bom líder identifica os “Josués” em sua equipe. É interessante notar que na luta contra os Amalequitas,o papel de Moisés foi de intercessor. Mas ele não fez isso sozinho. Arão e Hur estavam sustentando seus braços.

Sustentar os braços, fala de sustentar, apoiar o ministério de seu pastor, de seu líder.

Assim como Moisés precisou de apoio, nós também precisamos. Algo que mata os líderes é o cansaço. Escolha Arão e Hur para apoiar seu ministério, para apoiar seus braços.

Algo interessante no texto é que, quando Moisés abaixava seus braços, os Amalequitas prevaleciam contra Israel. Precisamos ter sempre nossos braços erguidos.

Apoiar os braços é amparar a Visão e o Chamado que Deus te Deus.
Nós líderes precisamos de pessoas que luta por nós, que destrua os
Amalequitas.
Tenha sempre no seu coração um chamado:
“Eu tenho que apoiar meu líder”

Os três tempos da salvação

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO
Salvação é um termo muito amplo. C. I. Scofield, no seu comentário sobre Rom. 1:16, diz muito aptamente: !As palavras hebraicas e gregas para salvação implicam as idéias de livramento, segurança, conservação, cura e santidade?. Salvação é a grande palavra inclusiva do Evangelho, reunindo em si todos os atos e processos redentivos: como justificação, redenção, graça, propiciação, imputação, perdão, santificação e glorificação.
Salvação, portanto, no seu sentido lato, tem que ver tanto com a alma como com o corpo, com a vida presente bem como com a futura. Ela faz referência não só à remissão da penalidade do pecado e à remoção de sua culpa, mas também à conquista do hábito do pecado e a remoção final da presença do pecado no corpo. É só pelo reconhecimento disto que alguém pode agarrar o alcance completo da doutrina bíblica de salvação. E é só por se poder classificar cada passagem que trata da salvação na base dos fatos precedentes que alguém pode evitar a confusão na mente do crente mediano. Podemos realizar este fim melhor notando que se fala da salvação em três tempos e considerando cuidadosamente cada tempo. Todos os três tempos estão rascunhadamente somados em 2 Cor. 1:10 ?Que nos livrou (passado) de uma tão grande morte e livra ainda (presente); em Quem confiamos que ainda nos livrará (futuro)?.
I. O TEMPO PASSADO DA SALVAÇÃO
Notai as seguintes passagens:
!A tua fé te salvou? (Lc. 7:50). !Pela graça fostes salvos por meio da fé? (Ef. 2:8). !... que nos salvou e chamou com uma santa vocação? (2 Tim. 1:9). !... salvou-nos segundo Sua misericórdia? (Tito 3:5).
Toda estas passagens e muitas outras como elas falam da salvação como uma obra terminada no passado. Este tempo de salvação coincide com a santificação passada do crente, como considerada no capítulo anterior. Ela tem que ver (1) com a alma; (2) com a remissão da penalidade do pecado, a remoção da culpa e mesmo a remoção da presença do pecado da alma.
Neste sentido a salvação do crente está completa. Como dissemos da justificação, assim podemos dizer deste tempo da salvação: é um ato e não um processo: ocorre e se completa no momento em que o indivíduo crê; não admite graus nem estágios.
É sob este tempo de salvação que devemos classificar as passagens que falam do crente como possuindo vida eterna agora. Vide João 5:24, 6:47, 17:2,3; 1 João 3:13, 5:11,13. Isto quer dizer, simplesmente, como expresso em João 5:24, que o crente passou de sob todo perigo de condenação e do poder da segunda morte.
II. O TEMPO PRESENTE DA SALVAÇÃO
!A palavra da cruz é loucura para os que se perdem; mas, para nós que estamos salvos (marg., estamos sendo salvos) é o poder de Deus? (1 Cor. 1:18).
O particípio grego na passagem supra está no tempo presente e denota !aqueles sendo salvos, o ato... estando em progresso, não completado? (E. P. Gould).
É com referência ao tempo presente da salvação que Fil. 2:12 fala, quando diz: !Operai a vossa própria salvação com temor e tremor." O sentido desta passagem é que os crentes filipenses tiveram de efetivar em suas vidas a nova vida que Deus implantara nos seus corações .
Outras passagens há nas quais a salvação não está mencionada , as quais, não obstantes, referem o processo presente de salvação, tais como Rom. 6:14; Gal. 2:19,20; 2 Cor. 3:18.
No tempo presente da salvação os crentes estão sendo salvos, através da obra do Espírito morador, do hábito e domínio do pecado. A salvação é assim equivalente à santificação progressiva: não tem que ver com a alma nem com o corpo, mas com a vida.
III. O TEMPO FUTURO DA SALVAÇÃO
Nas passagens seguintes a salvação é falada como algo ainda futuro: Rom. 5:9,10, 8:24, 13:11; 1 Cor. 5:5; Efe. 1:13,14; 1 Tess. 5:8; Heb. 10:36; 1 Ped. 1:5; 1 João 3:2,3.
Em Rom. 8:23 Paulo nos fala do que é, em geral esta salvação futura. É a redenção de nosso corpos?, o que ele quer dizer a aplicação da redenção ao corpo de crente. Isto terá logar na ressurreição dos que dormem em Cristo (1 Cor. 15:52-56; 1 Tess. 4:16) e no rapto dos que estiverem vivos na vinda de Cristo no ar (1 Tes. 4:17). É só então que o espírito regenerado entrará em completa fruição da salvação. Assim lemos que o espírito é para ser salvo !no dia do Senhor Jesus? (1 Cor. 5:5). Este tempo de salvação tem que ver principalmente com o corpo e a presença do pecado no corpo.
É sob esta epígrafe que devemos classificar todas as passagens que tratam da vida eterna como de alguma coisa que o crente receberá no futuro. Vide Mat. 25:46; Mar. 10:30; Tito 1:2, 3:7.
Temos assim a bela harmonia que existe entre todas as passagens que tocam o assunto da salvação. Não há conflito entre estas passagens, porque elas se referem a diferentes fases da salvação. Absurdo é e herético qualquer homem tirar um grupo das três, não importa que grupo ele tire, e procurar negar ou nulificar um ou outro, ou ambos, dos dois grupos restantes. O modo da verdade é tomar todos eles corretamente divididos.
Seja observado ao encerrar que a salvação em todos os seus tempos e fases é do Senhor. Paulo dá-nos o método de Deus no trabalho da salvação, do princípio ao fim em Fil. 1:6 e 2:13. Deus inicia a obra da salvação e a levará até sua consumação. E por toda a caminhada Ele opera em nós !tanto o querer como o fazer Seu bom prazer?. E mais, é tudo de graça pela fé. !Porque nEle se revela a justiça de Deus de fé em fé; como está escrito: O justo viverá pela fé." (Rom. 1:17).

Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004 Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04Fonte: www.PalavraPrudente.com.br