sábado, 7 de novembro de 2009

Mudando de nível na liderança

Como passar para o próximo nível de sua liderança

Texto base: Ex 17.1-16

Moisés (salvo das águas). Foi o grande legislador dos hebreus, filho de Anrão e Joquebede, da Tribo de Leví. Ele nasceu precisamente no tempo em que o Faraó do Egito tinha resolvido mandar matar todas as crianças recém-nascidas do sexo masculino, pertencentes às famílias israelitas (Ex 2.1 a 4; 6.20; At 7.20; Hb 11.23). A sua mãe colocou-o em um “cesto de junco”, à borda do Nilo. A filha de Faraó, que o salvou, deu-lhe o nome de Moisés, e educou-o como seu filho adotivo, de maneira que pôde ele ser instruído em toda a ciência dos egípcios.

Moisés foi um exemplo de um líder que soube passar pelos estágios da liderança; sem deixar de lado seu chamado e sem perder o foco daquilo que Deus tinha para sua vida.

Moisés é conhecido como o libertador do povo, aquele que conduziu pelo deserto o povo sob a direção de Deus.

Passou por momentos difíceis. Momentos que teve o seu estilo de liderar questionado pelo povo, mas mesmo assim permaneceu firme até o propósito de Deus se cumprir em sua vida.

Moisés chegou a um nível de intimidade com o Senhor a tal ponto de ser conhecido como o homem que viu a Deus face a face. Moisés verdadeiramente teve um encontro com Deus. Todo líder deve ter um encontro pessoal com o Senhor.

Moisés aprendeu que um líder não resmunga, não murmura. Descobriu que líder faz a diferença.

Vamos então ver os três estágios da liderança de Moisés:

1. Moisés começa com as pessoas.
É importante começar com as pessoas, conhecer essas pessoas, saber das suas dificuldades, ouvir essas pessoas. Moisés sabia que dentre essas pessoas estavam aqueles que iriam dar continuidade à sua liderança.
Esse é o momento da liderança que o líder se envolve com o povo e procura conhecer todos os problemas que existem no meio do povo.

2. É preciso caminhar a frente do povo.
O segundo estágio na liderança de um líder é quando ele vai a frente de seu povo. Ou seja, não mais está entre o povo ouvindo suas reclamações, suas murmurações. É o momento do líder ensinar o povo a depender totalmente de Deus.

3. Vá acima do povo.
Nesse estágio Moisés obtém novas armas espirituais para lutar contra um inimigo novo, os Amalequitas. Moisés recebe novas direções para conduzir o povo.
Nesse estágio os líderes em potencial já são identificados para fazer aquilo que você fazia.
Nesse estágio Moisés sabia que teria pessoas com quem poderia contar. Podemos destacar Josué, Calebe, Arão e Hur.

Um bom líder identifica os “Josués” em sua equipe. É interessante notar que na luta contra os Amalequitas,o papel de Moisés foi de intercessor. Mas ele não fez isso sozinho. Arão e Hur estavam sustentando seus braços.

Sustentar os braços, fala de sustentar, apoiar o ministério de seu pastor, de seu líder.

Assim como Moisés precisou de apoio, nós também precisamos. Algo que mata os líderes é o cansaço. Escolha Arão e Hur para apoiar seu ministério, para apoiar seus braços.

Algo interessante no texto é que, quando Moisés abaixava seus braços, os Amalequitas prevaleciam contra Israel. Precisamos ter sempre nossos braços erguidos.

Apoiar os braços é amparar a Visão e o Chamado que Deus te Deus.
Nós líderes precisamos de pessoas que luta por nós, que destrua os
Amalequitas.
Tenha sempre no seu coração um chamado:
“Eu tenho que apoiar meu líder”

Nenhum comentário: